Review: Resident Evil Revelations 2

Review: Resident Evil Revelations 2

Entrando na onda dos adventure games modernos que são lançados por meio de episódios como The Walking Dead, Game of Thrones, The Wolf Among Us e Tales From The Borderlands a Capcom resolveu publicar Resident Evil Revalations 2 através de 4 episódios que eram lançados semanalmente.

O modo principal deste game é bem similar ao de Resident Evil 6 por possuir diferentes histórias com diversos personagens. Enquanto o sexto jogo da franquia seguia três histórias, Revelations 2 segue 2 duplas de personagens com uma linha temporal definida pelo game. Na primeira dupla temos Claire Redfield e Moira Burton já na segunda temos Barry Burton e Natalia Korda, apesar dos personagens principais, Claire e Barry, não terem algum tipo de habilidade especial, Moira e Natalia possuem diferentes tipos de ações que são úteis ao longo da campanha do jogo. Enquanto Moira pode usar sua lanterna para cegar inimigos e descobrir itens especiais escondidos pelo cenário, Natalia pode usar seus poderes psíquicos para revelar inimigos, descobrir seus pontos fracos e também encontrar itens ocultos pelo jogo.

image

O novo game da série Resident Evil se passa em uma ilha no meio do oceano e é o local de experiências de armas biológicas abrigando as mais diversas criaturas bizarras fruto das pesquisas realizadas em humanos e animais. Resident Evil Revalations 2 começa quando a protagonista Claire e sua amiga Moira estão em um evento da organização Terra Save, voltada para a contenção de armas biológicas, quando são raptadas e levadas para a ilha do game. Após saber do desaparecimento de sua filha, Barry capta a mensagem de Moira e também chega à ilha maldita e se depara com a garotinha Natalia Korda, mas existe um problema, a mensagem enviada por sua filha era de 6 meses atrás.

A ambientação dentro da ilha se passa por vilas abandonadas, prisões infestadas de zumbis, laboratórios químicos, canteiros de obras, entre outros. Apesar de existir certa tensão nos cenários, encontros com os inimigos não são assustadores como nos os primeiros jogos da franquia, deixando mais uma vez o lado do survival horror, característico da série, de lado. O mesmo vale para a sua munição já que é facilmente encontrada e são raros os casos de você ficar sem algum tipo de bala para sua arma.

qs5ftpjagz9mjzbhjfd2

Por Revelations 2 ter uma linha temporal de 6 meses entre a primeira e segunda dupla de personagens, fatalmente, o jogador irá explorar o mesmo ambiente novamente tornando o jogo repetitivo. Por outro lado, o game se preocupa em mostrar como aquele ambiente foi afetado com o passar do tempo e como os inimigos mudaram, fazendo com que você elabore novas estratégias para avançar na história. Logo nas primeiras horas de jogo tanto Claire como Barry podem fazer upgrades em seus equipamentos com peças de ferramentas encontradas nos cenários. Também é possível combinar itens para obter ervas de cura mais potentes, bombas de fumaça e coquetéis molotov.

Enquanto Claire e Barry são os personagens que estão sempre à frente da ação, não significa que Moira e Natalia não tenham o seu papel no gameplay do jogo. Com o apertar de um botão é possível alternar entre os personagens rapidamente. Além das habilidades citadas no começo do texto, Moira pode usar um pé de cabra para abrir portas, destravar baús e atacar inimigos. Ao obter o controle de Natalia é possível usar tijolos espalhados pelo cenário para atordoar zumbis e usar a mão da personagem para destravar baús.

revelations 2

Ao final de cada episódio o jogador pode evoluir os atributos de todos os personagens do game a partir de uma única arvore de habilidades. Entre os exemplos estão usar a erva de cura mais rápido, melhorar sua esquiva, aumento do dano ao atacar com sua faca e mais velocidade ao correr. Com exceção da erva de cura, confesso que não vi uma diferença tão grande ao aumentar os atributos dos personagens tornando está mecânica não muito funcional.

Por mais que o game misture toda ação de Resident Evil 4 e 5, existe tempo para colocar alguns puzzles dentro do game. Não que seja difícil de resolvê-los, mas em alguns momentos acabam tirando a fluidez no decorrer da campanha principalmente no terceiro episódio do Barry que para avançar no cenário é necessário ficar carregando uma caixa, tornando sua movimentação lenta, durante uma boa parte do mapa.

Revelations 2, em seu total, possui dois chefes principais e alguns monstros que precisam de uma quantidade maior de tiros para morrer. Mesmo assim nenhum deles oferece perigo ou uma grande estratégia já que para derruba-lós é só mirar em seu ponto fraco, uma grande bolota laranja, e pronto seu inimigo está no chão. Outro ponto fraco do jogo é a repetição dos zumbis e criaturas durante o jogo. O game não conta com uma grande variação e não obriga ao jogador adotar uma estratégia de ataque. Se estiver com problemas a melhor solução é, mire na cabeça.

resident-evil-revelations-2-cheats-640x325

Se na campanha principal podemos terminar o jogo por volta de 7 horas, o modo online de Revelations 2 chamado de Raid Mode faz com que o jogador fique por horas procurando novas armas, upgrades para seu personagem e equipamento. O Raid Mode é um excelente modo de jogo para aqueles que procuram uma alternativa para continuar jogando o game. Através deste modo é possível jogar em diferentes tipos de mapas que remetem a lugares da série Resident Evil, além disso, é possível destravar personagens icônicos da série como Leon, Jill e Chris tornando a experiência anda mais completa.

Resident Evil Revelations 2 pode não ser a volta grandiosa da série mas traz um respiro para a franquia da Capcom e diversas piadinhas para os fãs principalmente no último episódio de Barry que revela uma surpresa para os jogadores mais apaixonados pelo primeiro Resident Evil.

mortal-kombat-mk-479425

Novidades para Mortal Kombat X

A NetherRealm, estúdio por trás do game Mortal Kombat, apresentou nesta semana diversas novidades para o novo capitulo da série. Em um stream ao vivo pelo Twitch da empresa, foi mostrado os fatalitys dos personagens Mileena, Takeda, Kung Jin e Kitana. Além disso, um novo tipo de “ality” foi mostrado e chamado de Quitality que é ativado no modo online do […]

Blizzcon-Sign

Blizzcon 2015 anunciada para os dias 6 e 7 de novembro

A Blizzard Entertainment anunciou hoje planos para a nona edição da sua convenção de games,  a BlizzCon. O evento acontecerá na sexta, 6 de novembro, e no sábado, 7 de novembro, no Anaheim Convention Center, na Califórnia.  Nesses dois será apresentado diversos conteúdos para o universo de Warcraft, Starcraft e Diablo. Os ingressos para a […]

Final-Fantasy-XIV-A-Realm-Reborn

Primeira expansão de Final Fantasy XIV chega no dia 23 de junho

A Square Enix fez um anúncio durante a PAX  East 2015 apresentando a data de lançamento e novidades sobre a primeira expansão de Final Fantasy XIV: A Realm Reborn. Heavensward chega no dia 23 de junho trazendo montarias voadoras, novas classes, quests, dungeons, raids e três novas áreas no continente de Eorzea chamada de Ishgard, Coerthas e […]

blackrock-mountain

Montanha Rocha Negra: nova aventura para Hearthstone

Durante a apresentação da Blizzard na PAX East que ocorreu nesta sexta-feira (6) a empresa anunciou a segunda aventura para Hearthstone. Chamada de Montanha Rocha Negra, a nova atualização terá 31 novos cards, um novo tabuleiro de jogo e dois novos versos de cartas, sendo um deles, exclusivo para quem fizer a pré-venda da nova […]